Educação Infantil
Desde o berçário a criança é incentivada a expressar seus sentimentos e pensamentos – a fala, os gestos, a música, a brincadeira, o teatro, o desenho são algumas das linguagens simbólicas com as quais podemos comunicar sentimentos e ideias. Quanto mais linguagens a criança experimentar, mais rica será sua expressão. Principalmente porque é nesse processo também, cada um vai percebendo suas habilidades, preferências e competências.
Na educação infantil o papel do professor é preparar contextos para que aconteça a construção de conhecimentos. É importante salientar que, dentro da nossa proposta, o professor desenvolve seu trabalho com bastante autonomia, por isso, torna-se ainda mais importante que ele seja um profissional muito bem capacitado.
Nossa Educação Infantil parte dos direitos de Brincar e Interagir que devem ser garantidos a todas as crianças. Ela é formada pelos grupos de berçário e maternal para crianças de 1 a 3 anos e pré-escola para 4 e 5 anos.
No Vira-Virou o cotidiano da Educação Infantil é planejado de forma a proporcionar que a criança viva experiências abrangentes e diversas. Não estruturamos apenas uma sequência de atividades orientadas por áreas de conhecimento como matemática, linguagem ou ciências. A criança vivencia todos esses saberes integrados, assim como acontece na vida.
A motricidade de nossas crianças é desenvolvida subindo em árvores, colhendo folhas, plantando, brincando no tanque de barro, envasando potes com água... Preferimos estar ao ar livre “desemparedando” a infância. Às crianças é permitido ficar descalço e estar em contato com a natureza vivendo suas infâncias.
Nossas turmas possuem suas salas de referência, mas durante a rotina escolar as crianças estão sempre se movimentando e explorando diferentes espaços, principalmente aqueles abertos.
Embora o objetivo da Educação Infantil não seja a preparação para o ensino fundamental, nossas crianças, ao final do pré 2, se mostram seguras e confiantes para ingressar no novo segmento. Elas não apenas aprenderam letras e números, mas desenvolveram capacidades fundamentais para o novo momento, por isso a transição acontece de forma bastante tranquila e natural.
Temos como referência uma pedagogia de projetos onde as experiências de aprendizado são estruturadas a partir dos interesses das crianças. Acolhemos as situações e as vivências concretas e subjetivas da vida cotidiana delas e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. Assim, a criança aprende desde cedo que estudar é bom, interessante e faz sentido.
Para nós o cuidar e educar estão juntos. Ambos fazem parte do currículo e precisam ser pensados na organização das atividades didáticas. O cuidar na educação infantil não se relaciona apenas aos aspectos físicos da criança, mas a todos os campos de desenvolvimento. Tanto o cuidar quanto o educar estão presentes nas experiências de conhecer a si e ao outro e compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção de conhecimento.
Neste segmento a avaliação irá registrar as vivências e o percurso de desenvolvimento da criança. Terá também a importante função de ajudar os educadores a planejar as ações futuras.