Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, que se inicia com o primeiro ano ou alfabetização, as crianças continuam envolvidas diariamente em atividades criativas e desafiadoras, criando hipóteses, tirando suas conclusões e solidificando o processo de aprendizado. Continuam tendo também espaço para viver a infância na sala de aula, e não apenas durante o recreio.


Nossa referência é a Filosofia Reflexiva, que incentiva a autonomia no processo de pensamento, gerando estudantes curiosos e criativos, ávidos por conhecimentos. Toda sistematização do estudo e da aprendizagem acontece com a adoção de livros didáticos de qualidade e, para algumas disciplinas, apostilas que vão sendo construídas pelos alunos ao longo do ano letivo a partir dos conteúdos trabalhados.

Nossos processos de avaliação incluem, de uma forma mais moderna e abrangente, além de testes, uma série de atividades realizadas individualmente ou em parcerias. Para nós é fundamental saber além do conteúdo que o estudante apreendeu, o uso que é capaz de fazer dele. Também de modo particular faz parte deste processo a autoavaliação, ajudando o aluno a tomar consciência de seu processo de aprendizado, estabelecendo metas e objetivos a serem atingidos. Ou seja, nossos alunos não devem apenas “acertar” nos testes, devem demonstrar a apropriação dos conteúdos.

Para este tipo de avaliação, é fundamental contar com professores capacitados para enxergar muito além das respostas em um teste. O professor conhece o aluno, seu percurso de aprendizado, os objetivos traçados para a série e para cada criança. Assim ele pode propor diferentes atividades para avaliar a apreensão dos conteúdos trabalhados, além das atitudes e procedimentos dos alunos.

Para nossa escola, ser inteligente é muito mais do que saber responder perguntas prontas e realizar tarefas isoladas que tiram a criança de seu ambiente natural. Acreditamos que ser inteligente é ser capaz de resolver problemas cada vez mais complexos em ambientes com contextos ricos e naturais.

Ampliamos o alcance do potencial humano para além da sala de aula tradicional, fechada e controlada apenas pelo saber do professor, onde somente Língua Portuguesa e Matemática têm valor educacional. A criança sente-se livre para expressar suas ideias e conhecimentos através de um método abrangente e atual que valoriza também as Artes, a Música, as Habilidades Motoras, a Educação Ambiental e a Tecnologia.

Com o passar das séries do ensino fundamental, sistematizamos o conteúdo através de trabalhos coletivos, individuais e em duplas. Os professores trazem novas exigências, estimulando a cada vez mais investirem em melhores produções. As propostas são diversificadas, incluindo pesquisas, debates, produção de cartazes, experiências, elaboração de textos críticos e apresentação de produções. Assim, com nosso apoio e orientação, as crianças desenvolvem uma maior autonomia e protagonismo no processo de aprendizagem.

Buscamos amplificar a escrita, no que se refere ao vocabulário, estrutura, coesão e coerência textual. Frações, construção e análise de gráficos, problemas lógicos, educação financeira, conhecimentos sobre o Universo e Astronomia, estudos sobre a construção de nosso país, os processos colonizadores, a África em nós, povos ameríndios e nossa diversidade cultural, são referências de alguns conteúdos didáticos.

Nos anos finais do fundamental, nossas crianças, não mais tão pequenas assim, já oscilam no sentimento de desejar pertencer à adolescência, mas ainda sentem prazer nas brincadeiras da infância tão valorizadas pela nossa escola. Com muito cuidado e carinho, ajudamos nossos alunos a vivenciar ao máximo os melhores momentos no Vira-Virou, dando suporte para cumprirem as exigências cada vez maiores, e investirem na autonomia da aprendizagem, seguros para iniciarem outro segmento no ano seguinte em um novo colégio.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Telegram-Logo
  • Spotify ícone social
whatsapp-official-logo-png-download-1 (1

Rua Guilherme Baptista, 451 
Recreio dos Bandeirantes - RJ - Brasil 

Tel: (21) 2487-4733